Encerrado para Balanço...!

Fim de 2011, tempo de balanço para este ano que agora acaba. Muitos projectos, ideias e actividades marcaram este ano e mais uma vez superou as minhas previsões iniciais. Altura de olhar para trás e ver o que já foi comentado aqui e do que não falei, porque vários projectos e trabalhos só tiveram luz verde no decurso do ano, mas ao terminar o ano, importa falar deles…
O primeiro foi um levantamento fotográfico para a empresa Desicor, no coração do Parque Natural do Tejo Internacional. Foram duas semanas a conhecer os muitos hectares desta grande e bela propriedade, onde ocorrem as emblemáticas espécies desta área protegida,  exemplos da cegonha negra, o abutre preto, o grifo e os muitos veados. Os registos foram muitos e fiquei a conhecer melhor toda a propriedade, as belas paisagens e a sua biodiversidade ficam na memória.



Outra colaboração, bastante enriquecedora, foi também um registo fotográfico de vários locais da Beira Litoral e Interior para a empresa Círculo de Leitores, mais concretamente a obra - História da Vida Privada em Portugal, obra coordenada pelo historiador José Mattoso com uma grande equipa. Foram muitas as localidades visitadas, muito património histórico e  cultural desvendado pela minha objectiva. Conheci um pouco melhor este nosso País.




A exposição colectiva - O corpo do Coração - Horizontes de Amato Lusitano, na qual colaborei com três imagens, já tinha anteriormente falado desta aqui no blogue  e visou homenagear o grande João Rodrigues de Castelo Branco, o médico judeu, mais conhecido por Amato Lusitano na Europa de quinhentos. Este famoso albicastrense foi ponto de encontro de vários olhares de fotógrafos sobre a personagem e sobre a cidade, o resultado foi documentado num exposição com inúmeras leituras e ainda deu origem a um catálogo da exposição muito bem conseguido, belo design e boa apresentação documental, editado pela Câmara Municipal de Castelo Branco e pelo projecto cultural - Cultura Vibra. Fica uma pequena amostra da minha participação neste.


Também neste ano tive a possibilidade de realizar imagens para dois espaços ligados á actividade turística, um tipo de fotografia mais de publicidade, mais trabalhada em termos de iluminação, composição e valor estético. Fica um pequena amostra dos resultados conseguidos, no Aparthotel Sintra Sol, na praia das Maças em Sintra e no restaurante  Sabores da Terra em Idanha-a-Nova. Foi sem duvida uma experiência nova,  muito construtiva em termos de leituras de pormenores, iluminação e criatividade.


Para o ano á mais, quando corre bem, mantemos a equipa, neste caso mantemos a mesma vontade de fotografar...até para o ano!

Mensagens populares